Creio na Igreja Católica
28/09/15

 

No Credo contido no “Símbolo Niceno-Constantinopolitano” professamos nossa fé na Igreja una, santa, católica e apostólica. O “Catecismo da Igreja Católica” (ns. 811 a 863) trata profundamente sobre essas quatro características da Igreja de Cristo, que subsiste plenamente na Igreja Católica. Esses quatro atributos, ligados entre si de modo inseparável, indicam traços essenciais da Igreja e de sua missão no mundo.

Devemos entender que não foi a Igreja que deu a si mesma esses atributos, mas é o próprio Cristo, Cabeça da Igreja, que pela ação do Espírito Santo dá à Sua Igreja o ser una, santa, católica e apostólica. E é o próprio Senhor que convida a Igreja a realizar cada uma dessas qualidades.

Resumidamente podemos começar a dizer que a Igreja é “una” por sua própria fonte que é a Santíssima Trindade. Esse é o modelo supremo e princípio: a unidade de um só Deus na Trindade de Pessoas, Pai e Filho no Espírito Santo. E temos que ter bem claro para nós que Nosso Senhor Jesus Cristo fundou uma única Igreja sob a autoridade de São Pedro, chefe dos apóstolos e primeiro Papa da Igreja: “Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la” (Mt 16, 18).

Cristo não fundou várias igrejas, mas sim uma única Igreja, cuja alma é o Espírito Santo. E quanto às feridas na unidade do Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja, essas são causadas pelo pecado do homem e não estão de acordo com a Santa Vontade de Deus.

A Igreja além de ser “una”, ou seja, apenas uma só, ela é também “santa”. Sim, a Igreja de Cristo é sempre santa, embora seus filhos e filhas sejam santos e pecadores. A Igreja é santa primeiramente por ser o Corpo Místico de Nosso Senhor Jesus Cristo, que é a Cabeça invisível da Igreja, e também por ter o Espírito Santo como sua alma. O nosso pecado, portanto, não faz parte da Igreja, mas somente a nossa santidade faz parte do Corpo de Cristo.

E quanto mais nos santificamos em nossa caminhada de discípulos-missionários do Senhor, com o auxílio da graça de Deus, mais verdadeiramente nos tornamos membros da Igreja. Assim a Igreja necessita continuamente de se purificar dos pecados de seus filhos, para que melhor resplandeça para o mundo o brilho de sua santidade.

Agora quanto à catolicidade da Igreja de Cristo, podemos dizer que a Igreja é “católica” por possuir a plenitude dos meios de Salvação: “Palavra de Deus, Sacramentos, Liturgia, Doutrina, Dogmas de fé, Hierarquia, entre outros”. Somente na Igreja Católica é que encontramos a totalidade dos meios pelos quais somos salvos do pecado e da morte eterna pela graça de Deus. É nesse sentido que a Igreja é católica.

Mas também podemos dizer que a Igreja de Cristo é “católica”, no sentido de ser universal, ou seja, por se fazer presente no mundo inteiro e por estar aberta a receber em seu seio todos os povos, etnias e nações. O próprio Jesus ordenou seus discípulos a anunciarem o Evangelho a todos os povos: “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28, 19).

A Igreja de Cristo não pode ser identificada apenas com um determinado povo, como querem propagar os seus inimigos, que vivem taxando a Igreja Católica de ser européia e de querer impor o padrão europeu de comportamento ao mundo, desrespeitando as outras culturas. Isso é um sofisma, uma falácia, isto é, é uma grande mentira, divulgada de maneira inescrupulosa por alguns círculos intelectuais e acadêmicos, inclusive de dentro de alguns Seminários da própria Igreja. Embora a filosofia grega seja um constituinte inseparável da Doutrina Cristã, a Igreja se faz presente em praticamente todas as culturas de nossa época, purificando-as de seus costumes idolátricos e elevando-as a seu pleno desenvolvimento.

É só analisarmos os fatos históricos para constatarmos essa verdade que muitos querem omitir: A Igreja de Cristo no decorrer dos séculos se estabeleceu nas mais diversas culturas e nos mais diversos povos, desde a África, até os confins da Ásia e das Américas. O anúncio do Evangelho faz germinar e frutificar as “Sementes do Verbo” que Deus semeou em cada cultura e nação desse mundo. Assim os povos das mais diversas culturas e etnias aspiram profundamente em receberem o anúncio da Boa Nova da Salvação.

E a Igreja tem o dever moral de anunciar o Evangelho e batizar os convertidos. Se a Igreja renunciar a essa nobre missão de evangelizar, ela estará renunciando a sua própria essência.

Por fim, professamos também que a Igreja de Cristo é “apostólica”, por ter sido estabelecida sobre a fé dos apóstolos. E por seu fundamento apostólico, a Igreja é toda enviada por Cristo a evangelizar. E cabe a todo o Povo de Deus a missão de anunciar o Evangelho. O anúncio do Evangelho não é um privilégio dos Bispos, sucessores dos apóstolos, e dos Padres, seus auxiliares. Todo batizado é missionário, e deve exercer com muita responsabilidade o seu apostolado na condição em que Deus o chamou: Sacerdote, Diácono, religioso ou leigo.

Falei em poucas linhas sobre os quatro atributos da Igreja de Cristo, e cabe agora a você, caro leitor dessa coluna de evangelização, a se aprofundar mais nesse importantíssimo tema. Para isso temos além do nosso “Catecismo”, diversos livros e artigos na Internet, além de ótimos programas em nossas emissoras católicas que aprofundam mais esse tema. Como dica pessoal fica a indicação do programa “Escola da Fé” do professor Felipe Aquino, que é transmitido toda quinta-feira à noite pela Canção Nova, além do ciclo de catequeses sobre a Igreja de nosso querido Papa Francisco, que pode ser acessado no site do Vaticano (vatican.va).

É sempre bom e útil estudar sobre a Igreja, pois temos sido constantemente bombardeados por pregações protestantes que relativizam o papel da Igreja na economia da Salvação. O conceito de “igreja” para um protestante diverge e muito do conceito que nós católicos temos sobre a Igreja; e infelizmente muitos que se dizem católicos não fazem a menor idéia do que a Igreja ensina a esse respeito. Cabe a nós ensiná-los a verdade sobre a Igreja de Cristo.

Que Nossa Senhora, Mãe da Igreja, interceda por todos os membros do Corpo Místico de seu Filho Jesus Cristo, que pelo Sacramento do Batismo passaram pela porta de entrada da Igreja. Amém!!!

 

Autor: Flavio Cividanes de Quero
E-Mail:-fquero@bol.com.br